domingo, 11 de agosto de 2013

Análise do Dia Especial
MSP
Em 2009, Maurício de Sousa completava cinquenta anos de trabalho, foi ai que nasceu o projeto MSP 50.

Cinquenta artistas dos mais variados estilos reinterpretando a nossa querida Turma da Mônica e seus amigos.
Artes dos MSP 50

As primeiras três edições foram MSP 50, MSP+50, MSP Novos 50 e reuniram desenhistas do calibre de Laerte, Mike Deodato, Ivan Reis, Marcelo Campos, Watson Portela, Daniel HDR, Fábio Yabu, Fábio Moon e Gabriel Bá e muitos outros.
Os MSP 50 continham histórias simples que variavam entre uma ou várias paginas, os artistas usaram todo o tipo de arte, indo do infantil até desenhos mais maduros. O interessante era o incrível treino de imaginação, personagens conhecidos eram colocados em situações diferentes, muito bom essa proposta.
O único fato negativo sobre essas obras é o preço. As versões de capa dura variavam entre 80 e 100 reais, enquanto as versões de capa mole ficavam no mínimo em 60 reais, eu gostaria de colecionar as versões em capa dura mais não é qualquer um que pode disponibilizar 300 reais.
MSP 50: 192 páginas e custa 55,00 reais (capa mole) e 98,00 reais (capa dura)
MSP + 50: 216 páginas e custa 59,00 reais (capa mole) e 98,00 reais (capa dura)
MSP Novos 50: 216 páginas e custa 59,00 reais (capa mole) e 84,00 reais (capa dura)
Com o sucesso dos MSP 50, em 2012 foi lançado a revista Ouro da Casa, dessa vez focando nos empregados da Maurício de Sousa Produções.
Páginas de Ouro da Casa
Os artista foram liberados para mostrar os personagens usando seus próprios estilos e até o Maurício de Sousa participou da revista. O preço de Ouro da Casa já estava mais baixo do que os MSP 50, o livro em capa dura custava 64 reais e de capa mole 49 reais.
Ainda tenho que dizer que Ouro da Casa é o meu orgulho, pois a minha edição foi autografada pelo próprio Maurício de Sousa, graças ao nosso amigo Romahs que é roteirista da Maurício de Sousa Produções desde 2011.
Ouro da Casa: 200 páginas e custa 49,90 reais (capa mole) e 64,00 reais (capa dura)

Valeu Romahs
Em 2012 também foi o início do projeto Graphic MSP e já começou bem.
Astronauta: Magnetar foi escrito e desenhado por Danilo Beyruth e colorizada por Cris Peter (que também fez as cores da HQ Casanova).

Na história o Astronauta é enviado para investigar um magnetar (uma estrela de nêutrons  com um campo magnético com valor de 1 bilhão de teslas) e devido a um erro ele fica preso dentro do estranho evento. Sozinho e sem comunicação, o personagem tem que encontrar um jeito de escapar antes que morra por falta de ar.
A arte de Danilo Beyruth é espetacular e casou muito bem com as cores suaves de Cris Peter.
Danilo Beyruth com Sidney Gusman e Cris Peter
Ótimos enquadramentos e a passagem do tempo dentro da história é bem  explorada, Danilo pegou um personagem com uma premissa simples e extrapolou para um nível bastante real, ele conseguiu passar toda a solidão que o personagem sente para o leitores.
Já havia ficado encantado pelas cores que Cris Peter fez para a HQ Casanova e em Magnetar ela confirma seu talento (estou esperando o livro que ela ira lançar e mesmo que não entenda nada de colorização, vale a pena comprar).
Astronauta: Magnetar tem 80 páginas e custa 19,90 (capa mole) e 29,90 (capa dura).
Arte Interna de Magnetar
E agora em 2013 foi lançado outra Graphic MSP, Turma da Mônica: Laços.
 
Floquinho o cachorro de estimação do Cebolinha desaparece e agora os quatro amigos tem que partir em uma aventura para encontra-lo.
Uma premissa simples, mas que remete a infância de muita gente, quem nunca pensou em viver uma aventura como nos filmes que assistíamos quando criança.
A história dos irmãos Cafaggi nos passa aquele clima infantil e inocente que toda criança tem e mistura com o universo da Turma da Mônica. Vários personagens são mostrados, mesmo que em pequenas cenas e como na HQ do Astronauta, existe alguns easter egg para os nerds (minha cabeça explodiu quando vi um garoto falar a frase: Guerreirooos? porque não vêm aqui brigaaaar?).
Vitor e Lu Cafaggi
Já tinha visto o trabalho de Vitor Cafaggi nas tiras do Pequeno Parker (o que? Não conhece as tiras do Pequeno Parker? Então clique aqui e divirta-se) e gostei do jeito que ele pega coisas da mitologia do personagem e coloca em versões infantis, ele conseguiu até fazer uma saga do clone que vale, excelente. Esse é o primeiro contato que tenho com a arte de Lu Cafaggi e fiquei de boca aberta, com traços suaves e colorização, realmente a dupla esta de parabéns
Arte de Vitor e Lu Cafaggi
Assim como eu, muitas pessoas começaram a ler com a Turma da Mônica e devido ao crescimento foi logo procurando coisas mais "adultas", mas com as HQ MSP 50 e as Graphic MSP, nós podemos lembrar de uma época em que a nossa única preocupação era sermos crianças.
Turma da Mônica: Laços tem 80 páginas e custa 19,90 (capa mole) e 29,90 (capa dura).
Obs: Esqueci de mostrar meu outro orgulho nerd.


 

Um comentário:

  1. Hahahah!ótima matéria Nildão ! As vezes não consigo acreditar que eu trabalho bem próximo de muitos dos autores que vc citou e de como na nossa infância e adolescência o Maurício e a turma da Mônica eram como se fossem inalcansaveis! Como nerds realmente é um orgulho termos não só autógrafos mas também um amigo que trabalha na MSP ,que nos liga nem que seja um pouquinho a esse mundo!Um abraço pro Romahs e para todos que fazemos parte de um sonho que não morreu e sobrevive com esse blog.Abraço a todos!

    ResponderExcluir