terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dicas MOB
Wild Cards 
Imagine o planeta Terra no ano de 1945, o mundo acabou de sair de sua segunda grande guerra, agora imagine um vírus alienígena matando milhares de pessoas ao redor do mundo e os sobreviventes afetados ganham super poderes.
Devido ao grande número de poderes diferentes manifestado o vírus ganhou o apelido de Cartas Selvagens e então surgiram os Ases: humanos com poderes úteis como voo, mudar de forma, parar o tempo, super força, invulnerabilidade e muitos outros tipos. Os Curinga são que ganharam poderes, mas sofreram deformações horríveis.
Ases e Curingas
Esse é o cenário do livro Wild Cards, um universo criado por vários autores em 1987 e organizado por George Martin.
Até agora foram lançados doze volumes entre 1987 e 1993 pela editora Bantam e depois mais três pela Baen Books entre 1993 e 1995 e depois de um hiato de sete anos a iBooks acrescenta mais dois volumes entre 2002 e 2006 e Tor Books lançou mais seis entre 2008 e 2011 e tem preparado mais dois lançamentos para 2014.
Em 1993 a editora Globo lançou no Brasil uma mini série em quadrinhos baseada nos livros e em 1994 a Devir lançou o suplemento Gurps Supers que vinha com o cenário de Wild Cards e fichas de personagens do livro.
Mini série da Globo e o Suplemento Gurps Supers
Agora em 2013 foi lançado no Brasil o primeiro volume com o nome de Wild Cards O Começo de Tudo pela editora Leya.
O livro reúne os primeiros contos que deram origem a esse universo, uma leitura agradável e empolgante que prende o leitor. Os autores escrevem de um jeito bastante simples, nada de coisas complicadas e todos o personagens são bastante carismáticos. O livro não se prende em só mostrar as pessoas usando seus poderes para o bem e sim tentando viver suas vidas normais, alguns conseguem isso, mas outros nem tanto. 
O interessante é ver os Ases mudando a história mundial como conhecemos, entrando em revoltas na América do Sul e derrubando ditadores ou salvando pessoas públicas que realmente morreram em nossa história real.
A única coisa que não me agradou no livro foi título, porque não traduziram para Cartas Selvagens? Esse negócio é frustrante, eu prefiro chamar de Super Homem do que Superman, maldita globalização.
Existe também uma pegadinha na capa do livro, a editora Leya aproveitou a fama do George Martin com seus livros a Guerra dos Tronos e botou letras minúsculas "Editado por" e logo abaixo o nome do escritor em letras garrafais (ráááá, pegadinha do George).
Vale a compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário