sexta-feira, 5 de julho de 2013

Análise do dia
Monstro do Pântano: Raízes

Podem me chamar de herege, mas nunca havia me interessado em ler nada do Monstro do Pântano, nem mesmo a aclamada fase do Alan Moore, foi quando achei essa revista nas bancas e como já sabia que eram as primeiras edições resolvi comprar para entrar nesse universo.
A história começa com a chegada do casal Alec e Linda Holland aos pântanos da Louisiana para trabalharem em uma pesquisa de bio-restauração, em uma certa noite Alec se encontrava sozinho em seu laboratório quando foi abordado por bandidos que queriam sua formula, vendo a recusa do cientista, eles decidem eliminar toda a pesquisa. Ocorre uma grande explosão e tendo seu corpo coberto por químicos e agonizando pela dor causada pelo fogo, Alec corre e se joga nas águas escuras do pântano da Louisiana. Dado como morto ele ressurge como uma criatura feita de musgo e raízes e adota o nome de Monstro do Pântano.
Esse é o mote principal da primeira edição da revista, é interessante ver como Len Wein e Bernie Wrightson colocaram o Monstro do Pântano enfrentando bruxos e outras criaturas como o lobisomem.

Monstro do Pântano nº4
A arte de Bernie Wrightson é muito boa, mesmo antiga o nível de detalhes é impressionante, ele consegue manter um clima de histórias de terror.
O roteiro de Len Wein é competente e consegue passar o sentimento de angustia do Monstro do Pântano e seu tormento em encontrar seu novo lugar no mundo.
Outros personagens importantes para a história são Matt Cable, agente do governo e amigo de Alec e Linda Holland que persegue o Monstro do Pântano por culpa-lo pela tragédia dos dois cientistas e Abigail Arcane, uma personagem que se tornara muito importante nos números futuros.

O ponto fraco da revista é o excesso de caixas de texto que vão explicando o que esta acontecendo em cada quadrinho, isso torna a leitura um pouco arrastada, não foram poucas as vezes que parei de ler para continuar mais tarde.
Exemplo de caixa de texto
O encadernado ainda vem com a história original de Len Wein e Bernie Wrightson que serviu de inspiração para o Monstro do Pântano e as capas originais.


Monstro do Pântano: Raízes volume 1 reuni as dez primeiras edições escrita por Len Wein e desenhada por Bernie Wrightson em 1972, 162 páginas e custa 19,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário