quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

UM CIVIL VOLTANDO AO MUNDO DA HQ; Vagabond

"Se você está pensando que vai me matar...eu mato você primeiro - Vagabond edição 1."
Vagabond, criado por Takehiko Inoue que narra a historia do lendário samurai Miyamoto Musashi (1584 – 1645). Mangá que iniciou em 1998 no Japão e foi lançado pela revista Shukan Moningu. Lançada no Brasil pela editora Conrad em Novembro de 2001.

A historia inicia no após Batalha de Sekigahara. Takezo (Miyamoto)  e Matahachi participaram dessa batalha, mas estavam do lado dos derrotados e decidem fugir. Em meia a fuga são interceptados por três “caçadores de soldados fugitivos” ou “caça prêmios”. Mesmo ferido e desarmado Takezo mostrou o que fez em campo de batalha. Com o primeiro, mediu força, ganhou e socou a cabeça desse em uma árvore. O segundo, assustado com o ato “demoníaco” feito com o primeiro tomou um chute para sair do caminho, porque Takezo estava com uma rocha nas mãos para acertar o terceiro que estava focado em matar Matahachi. Takezo lança a rocha e acerta o lado direito da face do terceiro. Não mata, mas dá tempo para pegar um galho e desferir outro golpe na cabeça do alvo, é quando o galho quebra e esse resto de galho é enfiado na traqueia matando o alvo. O segundo teve o crânio esmago com a rocha usada contra o terceiro.

Esse é um pequeno resumo da edição número um (1) da pagina três (03) a trinta e cinco (35). As cenas que aqui digitei são bem detalhadas, os enquadramentos das ações são de uma singularidade que guia os olhos dos leitores pelas imagens sem criar confusão, o design dos personagens, as expressões faciais e a linguagem corpórea foram levadas à risca por Takehiko Inoue. Vagabond é considerado o melhor Mangá sobre samurai após o conhecido Lobo Solitário. Ele tem publico fiel na Itália, França, Taiwan e Estados Unidos.

Infelizmente parou na numero 44 em 2006 a edição no Brasil . O informado pela Conrad é que fora uma decisão em conjunto com o autor, e sem mais explicações.


Takehiko Inoue esta na ativa e até o momento nenhuma editora Brasileira demonstrou interesse pela reedição do Mangá. Vamos aguardar, pois o traço é muito bom e o criador da série é meticuloso no que faz, tanto é que ganhou vários prêmios importantes pelos seus trabalhos; 
1988 – 35º Tezuka Award (Kaede Purple);
1995 – 40º Shogakukan Manga Award, categoria shounen (Slam Dunk);
2000 – 4º Japan Media Arts Festival, categoria mangá (Vagabond);
2000 – 24º Kodansha Manga Award, categoria geral (Vagabond);
2001 – 5º Japan Media Arts Festival, categoria mangá (Real);
2002 – 6º Prêmio Cultural Osamu Tezuka, categoria mangá (Vagabond);
2008 – 2º Prêmio Asiagraph (para o autor);
2009 – Prêmios Geijutsu Senshou Shinjin (para o autor);
2010 – Prêmios Especiais da Associação Japonesa de Basquete (todas as suas obras do esporte).
1995 – 40º Shogakukan Manga Award, categoria shounen (Slam Dunk)

2001 – 5º Japan Media Arts Festival, categoria mangá (Real)
2002 – 6º Prêmio Cultural Osamu Tezuka, categoria mangá

Alguma duvida da qualidade do Mangá ou do prestígio do trabalho do autor da série?
Resta agora torcida para alguma editora demonstrar interesse pela “Historia de Musashi”.

Valeu pessoal, comentem e até a próxima se Deus quiser!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário