terça-feira, 5 de agosto de 2014

Resenha MOB

Os Guardiões da Galáxia

Mais uma aposta arriscada da Marvel. Será que ela conseguiu de novo?

Em 2008, a Marvel Studios ousou lançar no cinema o filme de um herói desconhecido do grande público, Homem de Ferro acabou se tornando um grande fenômeno e abriu de vez o cinema para os super heróis.
Agora, em 2014 ela lançou nos cinemas os Guardiões da Galáxia, um grupo de "heróis" desconhecido até para a grande maioria dos leitores de quadrinhos.
Mas antes vamos dar uma olhada na formação original do grupo.
O grupo original foi visto pela primeira vez na revista Marvel Super Heroes N° 18 de 1961, um grupo de heróis do século 31 onde defendem a Terra da invasão dos alienígenas Baddon.
Da dieita para a esquerda: Vance Astro, Charlie-27, Martinex T'Naga e Yondu
O grupo era formado pelo Major Vance Astro, um astronauta do século 20 que ficou em animação suspensa até ser acordado no futuro, sua contra parte no universo Marvel 616 é o personagem Vance Astrovik, o herói Justiça que já participou da formação dos Novos Guerreiros e os Vingadores.
Outros membros do grupo são Martinex T'Naga, Capitão Charlie-27 de Jupiter e Yondu Udonta de Centauro lV.
Com o tempo, mais dois recrutas entram no grupo, são eles: Águia Estelar e Nikki.
Nikki e Águia Estelar
Os Guardiões originais já se encontraram com heróis do passado, como Capitão América, Thor e o Coisa.
Em 2008 a Marvel lançou uma nova formação dos Guardiões da Galáxia. Grupo reunido por Peter Quill após os eventos das sagas Aniquilação e Aniquilação: A Conquista.
O grupo era formado por Senhor da Estrelas (Peter Quill), Gamora, Drax, O Destruidor, Adam Warlock, Phyla-Vell (filha do Kree Mar-Vell, o Capitão Marvel), Rocket Raccon e depois Groot.
Phyla-Vell, Drax, Adam Warlock, Senhor das Estrelas, Rocket e Gamora
Depois de certo tempo, Peter acaba encontrando um desmemoriado Vance Astro e por influência dele o grupo acaba adotando o nome de Guardiões da Galáxia.
Depois de uma rápida explicação sobre o grupo, vamos ao filme.
Sinopse: Peter Quill (James Pratt) é abduzido da Terra ainda criança e depois de adulto acaba se tornado o Senhor das Estrelas, um fora da lei em busca de dinheiro fácil.
Ao encontrar uma orb e tenta vende-la no planeta Xandar (base de operações da Tropa Nova) ele acaba sendo preso juntamente com Gamora (Zoe Saldana) que fora enviada  por Ronan para tomar a orb de Quill e a dupla Rocket e Groot (respectivamente dublados por Bradley Cooper e Vin Diesel) que queriam a recompensa por sua captura. Na prisão Kyln eles se juntam a Drax, o Destruidor (Dave Bautista), que buscas vingança contra Ronan.
Formação do grupo no cinema: Senhor das Estrelas (Peter Quill), Drax, Gamora, Groot e Rocket
Mesmo com todas as diferenças, o grupo acaba se unindo e conseguem fugir de Kyln, mas agora eles tem que enfrentar a armada de Ronan, o Acusador (Lee Pace) e Nebulosa (Karen Gillan), meia irmã de Gamora e filha de Thanos (Josh Brolin), o titã louco.
Fui ao cinema já esperando um bom filme, mas ganhei mais do que isso. A Marvel e o diretor James Gunn conseguiram entregar um filme cheio de ação, aventura, comédia e drama, tudo na medida certa.
Cada um tinha sua vez na tela e tiveram seus históricos explorados (mesmo que superficialmente), fato que ajuda o expectador a se importa com os personagens.
Peter Quill é o herói aventureiro e conquistador barato, mas tem seu drama pessoal refletido na perda de sua mãe para o cancer, Gamora é a assassina mais letal do universo e isso lhe rendeu uma má fama, Drax, um ser em busca de vingança pela morte de sua família nas mãos de Ronan, Rocket e Groot, uma dupla de caçadores de recompensa que também possuem perdas em sua vidas.
Rocket e Groot, a dupla cômica do filme
Vilões bem caracterizados complementam o filme, Ronan, o Acusador é um fanático que tenta destruir o planeta Xandar e usara todos os meios para isso. Nebulosa, busca se vingar da traição de sua meia irmã Gamora e claro, o ser que esta manipulando tudo isso, Thanos. 
Ronan e Nebulosa
O engraçado é que a versão de Thanos que aparece em os Guardiões e diferente do mostrado no final do primeiro filmes do Vingadores.
Thanos no filme dos Vingadores e no Guardiões da Galáxia
Os atores estavam ótimos em suas caracterizações, claro que bem diferente dos quadrinhos, mas não me incomodou nem um pouco.
Como unir um grupo de desajustados que são totalmente diferentes entre si? James Gunn conseguiu e com muito mais eficiência que Joss Whendo em Vingadores. A química entre Peter e Gamora foi bem explorada, não ouve nenhuma cena romântica mais profunda entre os dois, mas sim um flerte que acabava logo em uma cena divertida.
Gamora e Peter
Rocket e Groot era a dupla que tirava tanto risos quanto suspiros, ambos os personagens foram bem dublados e são os mais divertidos do filme. para quem não sabe, mas Vin Diesel fez a voz dublada de Groot para o Brasil e mesmo com três palavras: "Eu sou Groot", o personagem conseguia demonstrar suas emoções, parabéns para a equipe de CGI.
Vin Diesel gravou "I am Groot" em várias versões para cada país onde o filme foi exibido
Até mesmo Bautista como Drax me surpreendeu.
Lee Pace como Ronan ficou muito bom, ele conseguiu passar todo o fanatismo xenófobo do personagem e até onde ele iria para exterminar uma raça inteira.
Agora Karen Gillan foi a que mais surpreendeu, para quem conhece a personagem Amy Pound do seriado Doctor Who e um choque ver a transformação que ela sofreu para fazer a Nebulosa.
De a bela e corajosa Amy Pound de Doctor Who para a vilã Nebulosa de Guardiões
Quanto ao Thanos de Josh Brolin, não há muito o que falar devido a sua pequena participação no filme, mas gostei, preferia a versão do Vingadores, mas ficou bom.
A trilha sonora é um espetáculo a parte, é toda composta por clássicos dos anos 80 e o jeito diferente de usá-las como música de fundo foi muito bem feito. Todas provem do walkman de Peter (que fora abduzido ainda criança em 1988) e uma fita que ganhou de sua mãe: a Awesome mix Vol. 1.
Logo de início temos Peter escutando "Come  and Get Your Love" dos Redbone e mostra o tema de comédia e aventura despretensiosa que o filme irá tomar.
Outros clássico podem ser ouvido durante o filme, como: The Jackson 5, The Runaways e David Bowie, mais saudosista impossível.
 
James Gunn soube dosar entre ação, aventura, comédia e drama. O filme lembra muitos clássicos dos anos 70 e 80, como Os Caçadores da Arca Perdida, Star Wars e filme de faroeste. Vi e ouvi na seção de cinema que eu estava que o filme agradou tanto as crianças quanto os adultos. Risadas, suspiros, gritos, o bater de palmas em momentos chaves do filme me cercavam e me contagiaram de jeito que não havia a muito tempo.
Posso dizer que a Marvel conseguiu novamente, transformou um grupo de personagens obscuros em um grande sucesso, tanto que já confirmaram a continuação do filme na San Diego Comic Con desde ano. Um desenho esta vindo aí e pode esperar uma enxurrada de actions figures dos personagens.
Se o filme tem erros?
Com certeza tem, mas o saldo é tão positivo que isso se torna irrelevante.
Ah, quanto a cena pós crédito, tem que ser bem underground para reconhecer o personagem, mas digo logo que não tem nada haver com a Disney, como alguns no cinema ficaram comentando depois da seção.
Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário