segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


UM CIVIL VOLTANDO AO MUNDO DA HQ
mANGÁ E GRAPHIC NOVEL



Olá internauta, hoje irei falar um pouco sobre Mangá e Graphic Novels.


Existe uma duvida em saber o que é uma HQ Mangá e uma HQ Graphic Novels; que não é apenas a ordem da leitura. O Mangá se lê da direita para esquerda ou sentido oriental, o Graphic Novels se lê da esquerda para a direita ou sentido ocidental.
O  que é Graphic Novel?
Que traduzido é “romance gráfico”. Fala-se que o possível criador dessa expressão artística foi Will Eisner, que não queria apresentar sua obra Um Contrato com Deus como comic book e o lançou como graphic novel, fazendo assim o termo ser adotado.

Nas graphic novel as historias são apresentadas em pequenos quadros com desenho destacando as atuações, expressões faciais, expressões corporais e o uso de balões com diálogos; sendo comparada a personificação da obra de um livro. É quase igual ao quadrinho que estamos acostumados a comprar ou encomendar nas bancas, porém, a graphic novel não é seriada, a historia é completa, o formato é maior, a qualidade do desenho e traço é superior e o papel usado é de qualidade superior a de um quadrinho.
Will Eisner (1917 - 2005)
O  que é Mangá?
Nome dado as HQ de origem japonesa. Man = involuntário e = imagem.
Teve origem com Oricom Shohatsu e suas historias apresentadas começaram a ser escritas em rolos de papel e desenhada originando as historias sequenciadas, dando origem ao mangá. OsamuTezuka foi um dos inovadores dessa arte usando os olhos grandes com expressão impactante.
Olhos grandes eram marcantes nos trabalhos de Tezuka
Outro ponto forte dos mangás são os personagens e as diferenças nos traços de um mangá para o outro. A variação no número de quadros visando destacar os sentimentos dos personagens, e por terem vários pontos de vista, faz que um mangá normalmente seja composto por 200 paginas. Os autores de mangá são conhecidos como mangakás. Quando um mangá sai do papel é vai para TV ele se chama Anime.
O mais importante é que as duas formas de HQ tem a sua importância,  pois cada uma faz que os leitores mergulhem nas historias, seja esse leitor da cultura Ocidental ou Oriental.

Osamu Tezuka (1928 - 1989)

É isso aí internauta, agora que você sabe oque um Mangá e uma Graphic Novel, obrigado e até a próxima se Deus quiser!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário