quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Análise do dia: Bakuman


Moritaka Mashiro
Antes de começar essa análise, muitos de vocês irão falar: “mas o mangá de Bakuman já acabou”, mas só comecei a acompanhar agora.
Já tinha ouvido falar de Bakuman, mas nunca havia me despertado interesse, essa minha mudança repentina de seve a um amigo meu (valeu Valdo) que é desenhista e me indicou a série.
Estou fazendo a analise me baseando no anime, pois não possuo o mangá (se quiserem fazer doação, eu estou aceitando) e enquanto escrevo já estou no episódio 15, então vamos lá.
Em Bakuman somos apresentados a Moritaka Mashiro e Takagi Akito, dois estudantes ginasiais que querem se torna autores de mangá na Shonen Jack (trocadilho com o nome Shonen Jump).
Takagi Akito
Moritaka nutre uma paixão platônica por sua colega de classe Miho Azuki e foi influenciado desde criança por seu tio Nobuhiro Mashiro que fora um famoso Mangaka (autor de mangá), mas  após a morte do mesmo por causa do excesso de trabalho, Moritaka decide levar uma vida normal de estudante japonês.
Akito é o garoto mais inteligente de sua escola, sempre ficando em primeiro lugar nos exames, mas seu grande sonho é se torna um Mangaka. Logo que vê os desenhos de Moritaka, o convence com muito esforço a ser seu parceiro nessa empreitada.
Miho Azuki
Logo depois, Moritaka descobre que Azuki quer ser uma dubladora profissional de animes (pode ser estranho, mas dubladores japoneses são verdadeiros superstar, enquanto no Brasil...) e se declara de uma forma inusitada: Quando for famoso e seu mangá virar anime ele dará o papel da heroína para Azuki dublar e pede para casar com ela quando os sonhos de ambos se realizarem.
Vocês podem acha estranho, mas Azuki concorda e diz que os dois não irão se falar até o fato consumado e só se comunicarão por troca de e-mails.
Nobuhiro Mashiro
Bem, esse foi o resumo resumido da resumação do primeiro episódio de Bakuman. Posso dizer que desde Beck (outro mangá/anime que falarei no futuro) não fico tão empolgado em assistir um anime.
Algumas coisas me incomodaram, como o fato do “par romântico” do anime decidirem se casar sem ao menos terem se falado durante toda a vida deles e o fato de que o tio de Mashiro tinha o mesmo tipo de relacionamento platônico e que a mulher  por quem era apaixonado seria a futura mãe de Azuki. Pô, coincidência tem limites né.
Mesmo esses pequenos “furos” de roteiro não tiram o brilho da parte mais interessante de Bakuman, que é o processo criativo de um mangá, desde a criação do “nome”(um tipo de esboço do mangá), passando por um manuscrito, a apresentação a um editor e a publicação.
Eiji Nizuma
O fato de mostrar como é estudo da juventude japonesa é um ponto positivo (e tem gente que reclama da “pressão” do ensino brasileiro).
O mangá faz muitas citações a mangás famosos como: Dragon Ball, Naruto, Bleach, One Piece e vários outros.
Os personagens coadjuvantes são muitos interessantes, como a namorada de Akito, Kaya Miyoshi; Akira Hattorio, editor da Shonen Jack que é o responsável por Moritaka e Akito; Eiji Nizuma, inspiração e rival dos protagonistas e Nobuhiro Mashiro, o tio de Moritaka que aparece em flashbacks.
Os autores de Bakuman são Tsugumi Ohba e Takeshi Obata.
Takeshi Obata
Tsugumi Ohba é um mistério, pois ninguem sabe quem é ele, seus únicos mangás são Death Note e Bakuman, alguns dizem que ele pode ser Hiroshi Gamou, pois há algumas referências ao seu mangá Tottemo! Luckyman dentro de Bakuman, como o mangá que o tio de Moritaka desenhava Lenda de um Super-Herói.
Takeshi Obata é mais conhecido por seus trabalhos em Hikaru no Go e Death Note e já foi "Mentor" de Nobuhiro Watsuki, mangaka que criou Rurouni Kenshin (Samurai X).
Bakuman foi lançado na Shonen Jump em 11 de Agosto de 2008.Vou continuar assistindo o anime de Bakuman, mesmo com os pequenos clichés desse tipo de produção, espero que a qualidade não caia e até a próxima.




 

2 comentários:

  1. Xuxa, diga o que vc acha:

    http://images.wikia.com/weirdpedia/pt-br/images/e/ec/Xuxa-pqp.gif

    ResponderExcluir
  2. parecer ser uma mangá legal, quando te doarem os mangás para leitura pego emprestado com vc,rsrs.

    ResponderExcluir