domingo, 27 de abril de 2014

Em Busca dos Grandes Mistérios da Humanidade - E.T. de Atari


Os mais novos talvez não saibam, mas devido a esse jogo a indústria de games quase deixou de existir. 

O ano de 1983 é marcado por muita coisa, mas para geração antiga de gamers é marcada por algo mais negro... O Primeiro Crash da Indústria dos games.
Tentarei resumir muito da Missa para não deixa-los com sono.
Em 1982 a Atari Inc, com seu console o Atari 2600 era só alegria. Único console caseiro que vendia que nem água em deserto, permitindo que clássicos dos fliperamas pudessem ser jogados em casa ou até mesmo jogos originais, como Pitfall ou River Rider.
Pitfall: Sim, na minha época esse jogo era mais do que "pixels mais feios do que em Minecraft"
Pode parecer bobagem, mas naquela época não haviam grandes empresas de jogos como há hoje em dia, isso ocasionou um tipo de "bolha" no setor. E muitas empresas vendo o sucesso do Atari 2600, também quiseram entrar lançando consoles tímidos como o Odyssey, que apesar do sucesso não conseguiu desbancar o Atari em vendas. ou até mesmos cópias do aparelho da Atari, com outros nomes.

Enfim, em 1982 ela havia adquirido os direitos para fazer um jogo do filme do E.T. - O Extra-Terrestre.
Mas, mal sabia a dor de cabeça que Howard Scott Warshaw, um dos melhores game designers da época, teria com isso...
Após adquirir os direitos para o jogo em Julho de 1982, ele teria que desenvolver o game até as vendas pré-natalinas daquele mesmo ano, aproveitando a hype do filme!
Com apenas 5 semanas e meia para tal feito, ele e sua equipe vararam noites e mais noites tentando desenvolver um game que pudesse ser jogável até a data mais do que apertada.
Se hoje temos engines que nos permitem fazer games indies com tanta facilidade (Ok, nem tanto), antigamente não era assim.
Mas após noites mal dormidas na frente dos computadores, eles finalmente conseguiram, e entregaram um dos piores jogos que já havia feito até então...
Há apenas uma palavra para definir tal jogo: Bug!
Não que o jogo fosse feio ou ruim... Ele era chato; mas além da chatice ele possuia muitos bugs, acredito que por ter um tempo pra lá de limitado, muitas linhas de comandos simplesmente foram esquecidas ou omitidas, para ser lançado a tempo.
O Bug do Buraco: Der 3 passos logo na segunda tela do jogo para cair num buraco de onde nunca sairá...
Com isso, ele ganhou a alcunha (merecida) de O Pior Jogo já Lançado e sendo O Maior Prejuízo Comercial da História, pois os pais que haviam comprado o jogo para seus filhos, foram devolve-los nas lojas.
Sendo este um dos principais fatos para o  Crash da Indústria dos Games de 1983 no Ocidente, quando os consoles eram vistos com desdém pelo consumidor. Recuperando-se  anos mais tarde com o lançamento do NES no ocidente.
Após o fracasso do jogo, a Atari com grande lotes e mais lotes dele já feito, e outros que voltaram devido ao recall forçado. Não sabendo aonde aloca-los, decidiu usar um de seus terrenos para simplesmente enterra-los em algum lugar de Alamagordo, Novo México, encerrando assim a história do até então Cartucho Maldito, tida por muitos como lenda urbana, pois ninguém viu ou ouviu falar de tal lugar exatamente.

Aonde quero chegar com essa aula curta de história? Recentemente com o lançamento do XBOX ONE (XONE), a Microsoft criou uma divisão para criar documentários para o console, a Xbox Entertainment Studios, e com isso em mente, Zak Penn, diretor de um dos documentários, teve a idéa de ir até o local pera desenterrar tudo e provar que essa lenda urbana é real. Sendo que hoje, ele conseguiu como vemos no video abaixo.



Podendo assim aprender mais com uma das mais negras histórias já escritas páginas da indústria dos games hoje em dia. E esperando que nunca se repita...

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