sábado, 17 de agosto de 2013

Análise do Dia
Círculo de Fogo

Uma fenda dimensional se abre no fundo do oceano e de dentro dela começam a surgir monstros gigantes que foram batizados de Kaiju, então a humanidade tem que se unir para derrota-los e usando recursos globais são construidos os Jaegers, robôs gigantes que se mostram a única forma de defesa contra a invasão.

Mas tudo muda quando os Jaegers começam a ser derrotados, restando somente quatro deles: Crimson Typhoon da China, Coyote Eureka da Austrália, Chernon Alpha da Rússia e um velho Jaeger chamado de  Gipsy Danger dos Estados Unidos.
Os Jaegers Crimson Typhoon, Gipsy Danger, Coyote Eureka e Chernon Alpha
Essa é a premissa de Círculo de Fogo (Pacific Rim), filme dirigido por Guillermo del Toro e estrelado por Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi e grande elenco.
Bem, ao meu ver, o filme cumpre o que prometeu nos trailers, porradaria massavéia entre os Jaegers e os Kaijus, intercalada por alguns dramas pessoais. Quem foi para o cinema esperando mais do que isso ficou decepcionado, mas isso é o mesmo que esperar que Avatar de James Cameron seja uma coisa totalmente original.
Posso dizer com plena convicção que Círculo de Fogo foi o filme mais divertido e descompromissado que assisti esse ano.
O elenco estava ótimo (vale notar uma engraçada participação especial de Ron Perlman), mas devido ao curto tempo de filme (uma hora e meia) pouco é aprofundado e só é mostrado o básico dos personagens principais para o espectador se importa com eles, mas nada que atrapalhe o andamento do filme.
Talvez isso seja explicado na revista em quadrinhos que funciona como Prequel  para o filme.
HQ de Círculo de Fogo
Nota-se a grande influência da cultura asiática no filme, indo desde Godzilla, passando pelos Tokusatus como Jaspion e Changeman (não sabe quem são? Então é só da um click aqui e escute nosso podcast sobre eles) e vários animes de Mechas (não só Evangelion, como muitos estão falando por aí). É só vê os clichês básicos: Raleigh Becket é o típico piloto assombrado pelo seu passado que é forçado a encarar seus medos e salvar a humanidade, Stacker Pentecost é o militar linha dura que comanda com mãos de ferro os Jaegers, mas defende seus comandados com unhas e dentes e Mako Mori é a pessoa comum e insegura que é forçada por eventos em seu passado a se tornar uma piloto de Jaeger.
A premissa de um velho robô nuclear ser a esperança de salvação da raça humana já foi visto na série de OVA do Robô Gigante de 1992 e o controle por intermédio de uma ligação mental onde o piloto controla livremente o robô e sente os danos já foi visto no anime Gundam G de 1994.
Gundam G e Robô Gigante
O designer dos Kaiju é bem impressionante, eles são categorizados em níveis de um a cinco e podem ser bípedes, voadores, em formato de tubarão, ter tentáculos e etc. As lutas entre eles e os Jaegers já valem o ingresso.

Guillermo del Toro se mostrou um grande fã desse gênero e se você quiser ver um filme divertido, cheio de ação e porradaria de robôs que deixariam os transformers morrendo de inveja, então Círculo de fogo é seu filme.
Algumas tabelas de comparação:
Bom divertimento.

6 comentários:

  1. Maneiro o filme! O tokusatsu de robô Gigante pra cinema mais maneiro que ja criaram!!

    ResponderExcluir
  2. Agora já podem fazer a adaptação de Megas XLR

    ResponderExcluir
  3. Cara, concordo em gênero, número e grau com a sua resenha do filme, Guilherme Del Toro cumpre seu papel em nos brindar com esse filme homenagem aos gênero tokusatsu e afins, muitas referências e quem foi esperando mais do que isso merece uma voadora de Jaeger no peito, não sei como amigos meus não gostaram do filme. Também me diverti pra caramba com o filme e é só isso que basta!!! Espero que eles levem a frente os projetos da continuação e do crossover com o novo Godzilla, aí sim o Massaveiômetro irá explodir em BH...

    ResponderExcluir
  4. O filme tá muito bom, tá muito Evangelion ohhh! kkkkkkkkkkk (Hobbit dando piti em 3,2,1.....)

    ResponderExcluir
  5. Caraca, o filme dos meus sonhos ,simplesmente!!Comentei antes, baseado no treiler e comentarios dos podcasts, mas agora depois de ver ,estou pasmo! Muito F8888tion!!!

    ResponderExcluir
  6. O filme esta nota 4,99, em uma escala de um a cinco.
    Agora o Jhon é quem vai dar piti, TA MELHOR QUE WOLVERINE - IMORAL. 1.000, 999, 998, 997 etc....kkkk

    ResponderExcluir