domingo, 7 de julho de 2013

Top MOB
Jogos de mundo aberto
Antes de mais nada, vamos para uma pequena explicação do que é um jogo de mundo aberto.
Esse tipo de jogo contem uma história não linear com vários objetivos e enredos secundários, ou seja, existe um começo e existe um fim, mas o jogador pode escolher que caminho trilhar.
Agora vamos aos meu Top dos melhores.
Just Cause 2

Desenvolvido pelo Avalanche Studios, publicado pela Eidos Interactive e distribuído pela famosa Square Enix em 2010, Just Cause 2 é um jogo impressionante pelo seu tamanho, mais de 800km quadrados para o jogador explorar.
O jogador assume o comando de Rico Rodriguez, agente do governo americano que tem como missão ir a ilha de Panau e encontrar e deter Tom Sheldon, seu ex-amigo e comandante. Esse é o mote principal do jogo que somente serve para dar uma direção ao game, o atributo principal aqui é a exploração e o jogador poder escolher ajudar uma das três facções que querem derrubar o presidente atual.

Rico Rodriguez em ação


O jogo recompensa o jogador com pontos de caos, quanto mais destruição o jogador fizer, mais pontos ele ganha e mais rapidamente ele sobe de nível. Existem maletas espalhadas na ilha que ajudam a fazer upgrades em suas armas e suprimentos.

Quanto mais caos melhor
Rico pode se deslocar pela ilha usando qualquer tipo de veículo, carros, motos, barcos, helicópteros e aviões que vão desde um monomotor até enormes 747.
Um item que não pode ser esquecido é o gancho que Rico tem acoplado em um dispositivo em seu braço esquerdo que pode ser usado tanto para subir em pontos altos como para puxar os inimigos.

Usando o gancho
O único fator negativo é justamente o fato de ser um mundo aberto, por ter uma história muito simples, o jogador se vê indo de um lugar ao outro somente para tomar bases e conquista territórios para o grupo ao qual se filiou, eu logo me enjoava e ficava um bom tempo sem jogar Just Cause 2, mas mesmo assim eu recomendo a experiência.



Assassins Creed 2 


Em 2007 a Ubisoft Montreal lançou Assassins Creed, um jogo inovador que botava o jogador na pele do assassino Altaïr Ibn La-Ahad que usa métodos de camuflagem e parkour.
Em 2009 a mesma Ubisoft lançou Assassins Creed 2, para mim o melhor da saga, enquanto no primeiro jogo seguimos com Altair em algumas missões para a ordem dos assassinos, nesse jogamos com Ezio Auditore, um jovem italiano em busca de vingança pela desgraça de sua família, mas acaba descobrindo que esta envolvido em algo muito maior que a pura vendetta.

Altair e Ezio
O primeiro Assassins Creed sofria do mesmo mal de Just Cause 2, uma história simples que só fazia sentido quando terminava o jogo, foram muitas as vezes que desisti de joga pela falta de carisma dos personagens.
O sistema de combate ficou mais apurado e os movimentos de parkour ficaram mais fluídos e a introdução de vários personagens carismáticos como o próprio Ezio. O jogo contava com participações de pessoas históricas reais como Leonardo da Vinci, Niccolò Machiavelli, Lorenzo de' Medici, Rodrigo e Cesar Bórgia e Caterina Sforza.

Leonardo da Vinci
Caterine Sforza
Uma grande gama de equipamentos podem ser usados para cometer os assassinatos, espadas, lanças, bestas, facas, venenos, mas a arma principal e símbolo da ordem dos assassinos é a Hidden Blade, uma lâmina oculta nos pulsos de Ezio.
 
Hidden Blade
Ainda hoje, vale a jogatina de Assassins Creed 2, muito melhor que a droga que foi o Assassins Creed 3 (Raaattttiiiinnnhoo!!!!).



Sleepin Dogs 


Pegue os filmes policiais chineses de Jonh Woo e misture com os filmes de ação de Jet Li e vocês terão Sleeping Dogs.
Desenvolvido por United Front Games em parceria com a Square Enix London Studios, Sleeping Dogs foi lançado em 2012 e cavou seu lugar no mundo dos jogos de mundo aberto.
A história tem o típico enredo de filmes policiais, Wein Chen é um policial disfarçado que entra para a Tríade de Hong Kong, uma máfia chinesa.

Para manter seu disfarce Wein Chen afunda ainda mais no submundo da Tríade
O jogo cativa justamente na luta moral que Wein Chen tem entre cumprir sua missão e manter seu disfarce o mais perfeito possível, levando ele a duvidar de seus atos.
O enredo é simples, mas ao contrário de outros jogos, Sleeping Dogs consegue manter a fluidez no roteiro com personagens interessantes (em uma certa parte do jogo eu me vi com pena do final trágico de um dos personagens, sendo que ele pertencia a Tríade) e um dos melhores sistema de luta que já tinha visto.

Golpes baseados nos melhores filmes chineses de luta
O gráfico é impressionante, ainda tem muitas coisas para acerta, mas levando em consideração que esse é o segundo jogo da United Front Game (o primeiro foi Modnation Racers) e sendo o primeiro de mundo aberto da empresa é melhor espera por coisas ainda melhores no futuro.

Detalhes gráficos impressionantes, mas pode melhorar
Durante o game o jogador pode escolher em fazer missões tanto para a policia quanto para os criminosos e dependendo de quais tipos de missões o jogador faz isso lhe rende pontos de experiência para comprar habilidade da polícia ou da Tríade, mas isso também é seu ponto fraco, não importa para qual organização você faça mais missões, o final não muda, o que deixa a experiência um pouco mais fraca, o tamanho curto da história em comparação a outros jogos de mundo aberto é outro ponto negativo para Sleeping Dogs.
Mesmo assim, aconselho a ter uma boa tarde de jogatina.
 


Saints Row
The Third


Saints Row: The Third é jogo desenvolvido pela Volition, Inc. e publicado pela THQ em 2011.
A história gira em torno dos Saints, uma gangue que ganhou status de astros internacionais, é possivel comprar tudo com o logo dos Saints desde camisas, canecas, bebidas e eles tem até direito a um fã clube.

Os Saints
Depois de se tornarem reis da cidade de Stilwater, seus reinado é ameaçado por uma gangue rival chamada Syndicate que acaba tomando o controle da cidade.
Agora os Saints terão que tomar a força o seu território de Phillipe Loren e o Syndicate.

Phillipe Loren e suas assistentes Viola e Kiki
Saints Row: The Third é o jogo mais nonsense e engraçado que já joguei, ao começar pela customização do personagem, pode-se criar uma punk gorda de moicano que usa como arma um consolo de borracha até um halterofilista lutador de telecatch, somente sua imaginação o limita.
Cenas engraçadas como uma fuga em um rikisha sendo puxado por um homem vestido como um sadomasoquista, personagens carismáticos e reviravoltas no roteiro tornam o jogo divertido.

Seus olhos não estão lhe enganando
O acabamento gráfico é de primeira, claro que mais caricato, mas ainda assim muito bonito, vários tipos de arma e veículos podem ser usados e algumas missões tem uma final que o jogador pode decidi, em uma certa missão o jogador pode escolher entre deixar uma bomba que irá destruir um prédio inteiro lhe rendendo respeito na cidade ou retirando a bomba e tomar o prédio como sua base.

Gráfico bonitos
Junto com Sleepin Dogs, Saints Row: The Third é jogo que tomo como exemplos para que a Rockstar sue a camisa para torna o novo GTA: V algo mais divertido.



Grant Thief Auto
Vice City 


Em 2001 a Rockstar lançou o jogo que mudou tudo, Grant Thief Auto III, o jogo que praticamente inaugurou os games de mundo aberto, mas foi em 2002 que o melhor GTA nasceu. Estou falando de Grant Thief Auto Vice City.
Com um enredo inspirado no filme Scarface com Al Pacino, GTA: Vice City se passa no ano de 1986 e conta história de Tommy Vercetti, recém saído da prisão tem a missão de fazer uma negociação em Vice City onde trocaria dinheiro por drogas, mas tudo da errado quando outras pessoas aparecem e levam o dinheiro e as drogas. Tommy é o único sobrevivente e agora terá que dar um jeito de recuperar o dinheiro para seu empregadores e se vingar de quem lhe passou a perna.
 
Tommy Vercetti vs Tony Montana
Uma história onde o protagonista carismático (dublado fantasticamente por Ray Liotta) terá que trabalhar para a bandidagem de Vice City e subir na hierarquia até se torna o maioral da cidade, missões divertidas, situações engraçadas, personagens interessantes e uma reviravolta no roteiro deixam o jogo divertido, foi o primeiro GTA que joguei, talvez isso contribua para coloca-lo no topo da lista.
 
Personagens carismáticos, isso é Vice City
Em termos gráficos, o jogo já esta datado, fato que pode desagradar os jogadores novatos, mas vale muito a pena jogar GTA: Vice City, as músicas que tocam nas rádios do jogo foram bem escolhidas, mas as melhores emissoras de rádio é a Flash FM (o John Pira) que toca músicas da época e a V-Rock que como o nome já diz, toca rock o tempo inteiro.
Assim como outros jogos de mundo aberto, existe uma grande variedade de veículos, armas para usar e subtramas que vão deixar o jogador ocupados por bastante tempo.
Diversão garantida do tempo da Rockstar de várzea.

Um comentário:

  1. Caramba,e eu agora que tom começando a jogar games,e essa dicas me deixam realmente eufórico pra saber qual eu jogo primeiro kkkk. Muito boa a suas explicações meu caro, simples e objetivas para leigos como eu.

    ResponderExcluir