domingo, 2 de junho de 2013

Análise do dia
 Homem-Aranha 2099
Comprei essa semana o encadernado Homem-Aranha 2099, confesso a vocês que sempre fui fã dessa versão futurista do herói, mas não pude acompanhar todas as edições na época (sabe como é né, eu era estudante e não tinha um tostão furado), vou tentar ser o mais parcial possível.
Em 1993, a Marvel lançou um novo universo com a revista do Homem-Aranha 2099, com os roteiros de Peter David e arte de Rick Leonardi, logo foi seguido por outros herois como o Hulk 2099, Justiceiro 2099, X-Men 2099.

Miguel O'hara trabalha para uma mega corporação chamada Alchemax como cientista chefe de um projeto para aprimorar geneticamente seres humanos e usa como influência as capacidades do Homem-Aranha original.
Devido a trágica morte de uma cobaia, Miguel O'hara decide abandonar o projeto e se desligar da empresa, mas é enganado por seu chefe Tyler Stone que o contamina com a droga Êxtase que ataca seu sistema e torna as pessoas mortalmente dependente. Decido a não ceder, Miguel decide ser a cobaia de seu próprio projeto e usa uma cópia de seu banco genético para reescrever sua estrutura molecular, mas foi sabotado por Aaron Delgato (um superior invejoso de Miguel), que troca o código genético de O'hara pelo do projeto aranha.
O resultado deu força e agilidade equivalentes a de uma aranha para Miguel O'hara, mas diferente de sua contraparte do passado, ele ganhou garras retráteis nos pés e nas mãos que servem para escalar paredes, sua visão ficou mais sensível e sua teia era gerada naturalmente em seus antebraços.
Vestindo um uniforme de moléculas instáveis e um tecido ultra leve que o ajuda a planar nas correntes de ar, o Homem-Aranha se torna a contragosto o primeiro herói do ano de 2099.
Nessa época, o sucesso era tão grande que o Homem-Aranha 2099 se encontrou com o Homem-Aranha do passado.
Mesmo após o termino do Universo 2099, o Homem-Aranha apareceu como membro dos Exilados, um grupo formado por personagens de várias realidade do Universo Marvel e em 2010 apareceu como personagem jogavel no game Spider-Man Shattered Dimensions.
O Encontro do Século

Exilados
Shattered Dimensions
Acompanhei algumas edições na época de seu lançamento no Brasil, de todos os personagens desse Universo 2099, o Homem-Aranha foi o único que me chamou a atenção. Diferente do Peter Parker que precisou da morte de seu tio logo na primeira edição para ganhar um senso de responsabilidade, Miguel O'hara se torna um herói a força e vai aprendendo a usar seus poderes para a justiça durante as suas histórias e Peter David conseguiu criar algo original e não uma mera cópia, seu Homem-Aranha não vive fazendo piadinhas durante as batalhas e Miguel não chega a ser um perdedor como o Peter.
Os desenhos de Rick Leonardi podem não agradar alguns leitores mais novos, mas ele conseguia passar o clima dark cyberpunk que o título necessitava e seus desenhos são bastantes dinâmicos.
Página de Rick Leonardi

A leitura não é cansativa e fornece algumas horas de diversão, os personagens secundários são interessantes, dois deles são Gabriel O'hara, irmão mais novo de Miguel e Lyla, um holograma cheio de personalidade que cuida do apartamento onde  Miguel mora.
Homem-Aranha 2099: Início reuni as 10 primeiras edições da revista em um ótimo papel e capa cartonada, 240 páginas por um preço de 22,90. Uma boa revista para quem quiser lembrar de um personagem interessante e divertido ou para novos leitores conhecerem esse universo.





2 comentários:

  1. Ah, finalmente um post de respeito! Eu comprei todas as revistas da série 2099 na época em que a Abril Jovem lançou aqui no Brasil, tive que caçar várias em sebos porque peguei o bonde andando, mas valeu muito a pena na época, era diversão garantida num cenário futurista cyberpunk totalmente original! Comprei essa edição encadernada no mês de março no aeroporto qdo ia para Brasília e foi uma grata surpresa! Relembrar essas histórias antigas me proporcionou um sentimento nostálgico! A Panini está de parabéns, pois publicou as histórias na íntegra (descobri mais uma ação da terrível tesoura da Abril Jovem aqui) e as capas das edições originais americanas. Um preço acessível para um encadernado com as 10 primeiras edições do escalador de paredes futurista, espero que publiquem o restante e quem sabe a minissérie ainda inédita no Brasil "O Mundo do Amanhã" contando o destino final desses personagens em Marte. O personagem é tão popular que além de aparecer no jogo Shattered Dimensions, tb apareceu no Edge of Time e a Marvel tem planos de trazê-lo de volta, primeiro com um encontro com o "Superior" Spiderman ou Ock-Aranha para os mais chegados. Bom, então é isso, parabéns pelo post saudosista e continuem espancando o Narcízio até a morte! Tchau!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu avisei: http://www.actionsecomics.net/2013/06/exclusivo-primeiras-imagens-de-superior.html

    Ah, em tempo, o holograma Lyla de Miguel O'hara é uma homenagem a símbolo sexual Marilin Monroe!

    ResponderExcluir