terça-feira, 17 de junho de 2014

Top MOB

Aberturas Dubladas de Animes

Hoje em dia quase todo fã conhece a banda japonesa que toca suas músicas nas aberturas dos anime, decoram e aprendem a cantar mesmo em uma língua diferente da nossa, mas ouve uma época em que os animes no Brasil tinham que ter aberturas cantadas em português.

Quando Cavaleiros do Zodíaco estreou na finada Rede Manchete em 1994, ninguém sabia o fenômeno que se tornaria. Foi praticamente o anime que abriu os olhos das redes de TV brasileiras para esse tipo de animação, sem falar é claro dos mangás.
Mas também mostrou para a geração da época, eu inclusive, as aberturas de animes dubladas.
Vamos conhecer as melhores aberturas dublada.

Fly, O Pequeno Guerreiro
Em 1996, estreava no SBT o anime Fly O Pequeno Guerreiro, baseado no mangá Dragon Quest: Dai no Daiboken, criado em 1991 para a Shonen Jump.
Na história do anime, Fly descobre que possui a Marca do Dragão e é treinado por Avan (um dos heróis que derrotou o grande Lorde do Demônios Hudler no passado) para enfrentar o mau que voltou a assolar o mundo.
Herói de Verdade é o nome da canção de abertura do anime e é totalmente original, foi produzida por Mario Lúcio de Freitas (dono da empresa de dublagem Gota Mágica) e foi cantada por seu filho, Rodrigo Firmo.
Fly foi um dos meus anime preferido, sua temática baseada nas mais tradicionais aventuras de RPG (e ainda nem jogava RPG de mesa na época) me cativaram, infelizmente o anime não vai até o final do mangá, só possui 46 episódios, devido a um desentendimento da Enix (que era a dona do nome Dragon Quest antes de ser comprada pela Square) e a Toei Animation.
O que posso dizer dessa abertura, uma letra simples, mas que mostra a temática de toda a série, como a amizade, perseverança e a coragem.


As Guerreiras Mágicas de Rayearth
Guerreiras Mágicas de Rayearth estreou no Brasil em 1996, no SBT. O anime é baseado no mangá criado pelo grupo CLAMP e foi publicado na revista Nakayoshi a parti de 1993.
A história começa com três colegiais visitando a Torre de Tóquio, onde acabam sendo transportadas para o mundo de Cefiro e devem cumprir a profecia de salvar a princesa Emeraude que foi raptada pelo Sarcedote Zagato e seus asseclas.
O anime me conquistou pela mistura da temática de RPG e Mechas, além da boa qualidade da animação.
A Abertura do anime possui um ritmo dançante, o que esperar já que foi composta pela mesma equipe que compôs a abertura de Cavaleiros do Zodíaco (Mario Lúcio de Freitas é um deles) e foi interpretada pela cantora Larissa Tassi.


sailor Moon
Aportou nas praias brasileiras em 1996, na Rede Manchete. O mangá foi criado por Naoko Takeuchi para a Nakayoshi em 1992.
Usagi Tsukino é uma simples colegial, mas sua vida é mudada quando ela se encontra com uma gata falante chamada Luna e revela para ela que é seu destino combater as forças do mal e achar a Princesa da Lua. Mesmo sendo feito para o gênero feminino, Sailor Moon conquistou muitos marmanjos no Brasil e a JBC começou a lançar este ano o mangá após longas negociações com a Naoko Takeuchi.
O nome do tema de abertura brasileira é A Lenda da Luz da Lua e foi adaptada do tema original Moonlight Densetsu, um dos compositores foi o nosso velho conhecido Mario Lúcio de Freitas e foi interpretada por sua esposa Sarah Regina.


Yu Yu Hakusho
Mais um anime que estreou na Rede Manchete em 1996, o mangá é da autoria de Yoshihiro Togashi para a revista Weekly Shonen Jump em 1990.
Yusuke Urameshi é um adolescente problemático e briguento, vivia matando as aulas e não ligava para ninguém, mas tudo muda ao salvar a vida de um garoto de ser atropelado por um carro. Como sua morte não era esperada pelo Mundo Espiritual, acaba tendo a chance de voltar a vida, mas trabalhando com um Detetive Sobrenatural.
Sorriso contagiante é a música de abertura de Yu Yu Hakusho e é interpretada por Luís Henrique. Yu Yu Hakusho foi o anime que marcou por sua abertura e encerramentos (o meu encerramento preferido é A Carta) mais trabalhados.


Os Cavaleiros do Zodíaco

Em 1994 estreava na Manchete o anime os Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seya no original, foi criação de Masami Kurumada para a Shonen Jump em 1986.
Cavaleiros do Zodíaco conta a história de cinco jovens que após terem treinados em partes diferentes do mundo, descobrem que terão que proteger Saori Kido, a encarnação da deusa Athena na Terra.
Aí esta o anime que abriu o mercado brasileiro para os animes e principalmente os mangás, ninguém sabia o sucesso estrondoso que Cavaleiros do Zodíaco faria, virou uma febre nacional, toda criança queria ganhar os bonecos dos personagens.
Devem haver outros animes mais antigos, mas Cavaleiros do Zodíaco foi o primeiro que eu me lembro de ter uma abertura dublada.
Abri uma exceção por causa das duas aberturas, a primeira tem o nome de Guardiões do Universo e foi cantada por Sarah Regina e é uma adaptação da canção de abertura feita na França, algo curioso que descobri foi que na época que a Band voltou a passar Cavaleiros em um programa infantil, a cantora kelly Key, que apresentava o programa na época, cogitou a possibilidade de regravar a música.
O Segundo tema de abertura é Os Cavaleiros do Zodíaco, interpretada pela dupla Larissa e Willian e composta por Augusto César, Paulo Sérgio Valle e Mario Lúcio de Freitas. Essa foi a música que marcou uma geração e até hoje é lembrada.
1° Abertura


2° Abertura


E uma versão Rock da 2° abertura, achei muito legal.


Menção Honrosa
U.S. Mangá Corps
Não poderia termina essa matéria com uma abertura totalmente espetacular.
U.S. Mangá Corps foi um programa exibido em 1997 na Manchete, a meta era passar uma vez na semana um OVA com temática de ficção científica, como exemplo Genocyber e Detonator Orgun.
A abertura é cantada por nossa velha conhecida Sarah Regina e é uma versão baseado no tema do anime Project A-KO.


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário