domingo, 22 de setembro de 2013

Análise MOB
O que aconteceria se o mais poderoso super herói do mundo perdesse seus escrúpulos e se torna-se o maior vilão do mundo? Essa é a premissa da HQ Imperdoável escrita por Mark Waid, (Flash, Legião dos Super Heróis, Superman: Legado das Estrelas, Reino do Amanhã e mais recentemente Demolidor) e desenhada por Peter Krause, lançamento desse mês de setembro da Devir Livraria.
Nesse primeiro volume que reuni as quatro primeiras edições de Imperdoável (lançadas em 2009 nos EUA), vemos o que aconteceu com o mundo quando Plutoniano (um herói feito aos moldes do Superman) perde seu senso de justiça e resolve brincar com a humanidade. Logo nas primeiras páginas Mark Waid joga na cara dos leitores o que o outrora herói e capaz de fazer, a morte do herói Vespa e toda sua família. 
A morte da família do Vespa
Durante os outros capítulos acompanhamos a difícil tarefa dos antigos aliados do Plutoniano em descobrir o que aconteceu para transforma-lo em um psicopata super poderoso e alguma fraqueza que possa detê-lo ao mesmo tempo que tentam escapar de sua fúria e salvar pessoas inocente no caminho.
Antigos aliados do Plutoniano

Mark Waid deixa várias pistas soltas pelas revistas, o que deixa o leitor mais curiosos em saber o que realmente levou o antigo super herói a se torna um assassino em massa.
Imagine se você tivesse um poder como super audição e fosse capaz de ouvir tudo que os outros não tem coragem de falar na sua frente sobre você, isso é o que acontece com o Plutoniano em alguns momentos, frases ditas por ex-amigos deixam no ar que algo aconteceu no passado para transforma-lo e até o fato de uma decepção amorosa são pistas que o leitor é forçado a ficar caçando para entender o que aconteceu.
Revelar a identidade secreta nem sempre é uma boa ideia
A arte de Peter krause é competente e consegue passar um clima de desesperança ao mesmo tempo que mostra os tempos de ouro dos heróis desse universo. Seu desenho tem o tom clássico que a história pede, nada de mulheres super gostosas em maiôs apertados ou musculosos heróis em colantes.
A Devir deu um belo acabamento para Imperdoável Vol. 1, capa envernizada, papel de ótima qualidade, uma introdução escrita pelo próprio Mark Waid, capas das outras três edições e suas variante e um posfácio escrito por Grant Morrison.
Mas nem tudo é flores nesse lançamento da Devir, a começar pelo preço de capa, 45 reais é um preço bastante caro para uma revista quem nem ao menos é capa dura e conta com 126 páginas. Fora que a editora já possui uma má fama de demorar em lançar as edições e até de desistir de lançar o resto de uma coleção. Nos EUA, Imperdoável terminou na edição 37, isso daria 9 volumes no Brasil, vamos torcer para que a Devir mantenha a publicação, mas com esse preço não é todo mundo que poderá bancar.
Agora de quem foi a ideia de colocar o texto do Grant Morrison que está em negrito em um fundo vermelho, prejudicou demais a leitura, eu tiver que procurar um ângulo certo na luz para me ajudar a ler. Uma tremenda bola fora.
Imperdoável
Devir Livraria.
126 páginas.
45 reais.

2 comentários:

  1. putaqueopariuuuu! mais um heroizinho com o vizual do Sr.Muralha! assim ta foda!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKK! TA perdido gusmão, vc acabou pegando um estereótipo usado mundialmente!!

    ResponderExcluir