segunda-feira, 27 de abril de 2015

Filmes bons pouco conhecidos - Jack e o Coração Mecânico


Uma obra cativante e as vezes inocente, sobre, o Amor, Coragem e Vida, movidos a corda.

Existem muitos filmes e animações que são bons, mas infelizmente não tem um apelo comercial necessário para sair nos cinemas, indo então  direto para dvds, canais a cabo ou sites de streaming.
Além do que muitas vezes, sequer saindo por aqui.

Sendo por isso são pouco conhecidos, ou até mesmo ignorados pelo grande público. Tentado remediar isso (até eu demorei muito para ve-lo, um grande ato falho de minha parte), tentarei sempre as segundas, escrever poucas linhas sobre esses filmes e animações.

E assim, tudo começou no dia mais frio do mundo...
Quando Jack nasceu na casa mais afastada da cidade de Edimburgo em 1784, descobriu-se que por ter um coração frio demais não viveria por muito tempo, sendo logo trocado pro um relógio movido a corda pela parteira (ou bruxa como as pessoas da cidade a chamam) Madeleine.
Logo após isso, ele fora abandonado na casa por sua mãe, sendo criado como filho da médica.
Passam-se 10 anos e Jack, agora um jovem ansioso para ver o mundo fora daquela casa, a contra-gosto de sua mãe adotiva.
Mas logo a convencendo-a disso, mas sempre lembrando das 3 regras para continuar vivo:
1- Não tocar nos ponteiros do relógio; 2- controlar suas emoções; e o mais importante, 3- nunca se apaixonar. Pois a carga do amor, seria demais para o pequeno e frágil objeto em seu peito.



Infelizmente, ele logo esquece a última e mais importante das regras, quando inocentemente se apaixonar por uma jovem cantora de rua, chamada Miss Acácia.
Sentindo então a dor em seu peito, e quase morrendo no processo, ele logo é salvo por sua mãe-adotiva que o relembra sobre as regras.
Mas ele logo percebe que é tarde e apaixonado pela jovem, decide procura-la. E assim matricula-se na escola que ela frequentava, aonde encontra seu nêmesis, na figura sombria e controladora de Joe, a quem também é apaixonado por ela, mesmo que ela o veja apenas como amigo.
E logo avisado por este, que ela não mais frequenta a escola, voltando para sua terra natal em Andaluzia, Espanha.
Acabando por ser objeto de rivalidade pela afeição dela, Joe constantemente judia de Jack, e assim passados 4 anos de dor e humilhação nas mãos dele.
Até encontrar uma pista de onde ela estaria, partindo e seguida atrás dela. Mas não antes de acidentalmente causar um ferimento em Joe, e ser assim perseguido pela policia.
Foragido, recebendo de sua mãe-adotiva sua benção, e embarcando rumo ao desconhecido mundo novo, atrás de seu grande amor.

Jack e o Coração Mecânico (2014) é a adaptação de um livro escrito por Mathias Malzieu, lider da banda de rock francesa Dionysos, chamado de "La Mécanique du Cœur" (A Mecânica do Coração), o livro narra a odisseia de Jack atrás de sua amada, mas com muitas diferenças se comparado ao longa animado, há também um álbum que funciona como complemento ao livro, que saiu também em 2007.
A Animação em si é um primor, inspirado nos trabalhos atuais de Tim Burton, como Frankenwinnie ou a Noiva Cadáver, aonde as pessoas são caricatas, mas sem deixar cair na mesmice e os esteriótipos; os poucos como Joe, com o ar sinistro e distante, é o antagonista clássico de todo herói vitoriano. Além dos companheiros de vida do protagonista, cada um com sua personalidade viva ou independente, constroem um ambiente que incentiva o herói a seguir em frente, como o cinegrafista Georges Méliès ou mesmo retroceder em sua busca, como sua mãe-adotiva Madeleine, por temer que ele não esteja preparado para o mundo.

A trilha sonora, mistura as músicas do cd citado acima, cantadas em francês, além de outras em espanhol.


Diferente do longa - até onde procurei, não achei a versão nacional dele, apenas legendado por um grupo - o livro possui versão traduzida pela Galera Record, sendo fácil encontra-lo em qualquer livraria ou site, como a Saraiva.
As diferentes capas do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário